Você é uma máquina! Conheça 19 curiosidades impressionantes do corpo humano


O corpo humano é uma verdadeira máquina, com características e habilidades impressionantes! Você sabe, por exemplo, quantos ossos tem o corpo? Ou quantos litros de sangue o coração bombeia? E as diferenças entre o corpo masculino e feminino?

Descubra agora 19 curiosidades incríveis sobre o corpo humano.

Supermáquina! Curiosidades sobre o corpo humano e suas habilidades

Corpo Humano_Hipercultura

Não é nenhum exagero dizer que o corpo humano é uma máquina. E das boas! Sua capacidade de armazenar memórias, processar informações e trabalhar sem descanso é de fazer inveja até nos robôs mais modernos.

1. O cérebro humano possui uma capacidade de armazenamento de cerca de dos 2.5 petabytes, ou seja, 1 milhão de gigabytes! Por isso, apesar de as vezes parecer que não damos conta de tanta informação, é muito improvável que qualquer um de nossos cérebros chegue ao limite de sua capacidade de armazenamento até o final das nossas vidas.

2. O impulso nervoso mais rápido já registrado no corpo humano viajou a 288 km/h, de acordo com o Guinness Book. A velocidade dos impulsos varia a depender de diferentes fatores, mas em geral aqueles relacionados a estímulos sensoriais são mais rápidos do que os relacionados a estímulos motores.

Corpo Humano_Hipercultura_Olhos

3. O olho humano consegue distinguir cerca de 10 milhões de cores diferentes. Já o nariz é capaz de identificar 1 trilhão de cheiros.

4. Seu corpo não é tão humano assim quanto parece. Mais de metade dele é constituída por criaturas microscópicas como bactérias, fungos e vírus. Apesar de um pouco repulsivos, todas eles são essenciais para a sua saúde.

5. Apesar de pequeno, o coração é um trabalhador incansável e muito eficiente. Ele bate cerca de 4,800 vezes por hora, ou seja, 115,200 batimentos por dia. Esse trabalho todo para bombear 280 litros de sangue em uma hora, totalizando 7,200 litros diariamente!

Corpo Humano_Hipercultura_Língua

6. Um adulto tem em média 10 mil papilas gustativas, que são renovadas a cada duas semanas. Com o tempo, essa renovação deixa de acontecer. Pessoas mais velhas têm em torno de metade das papilas gustativas de um adulto e por isso sentem o sabor dos alimentos de maneira diferente.

7. Nosso sistema circulatório é gigantesco. As artérias, veias e capilares que compõem nosso corpo medem cerca de 97 mil quilômetros, o suficiente para dar a volta a Terra duas vezes e meia. Tudo isso para garantir que cada pedacinho do seu corpo receba o oxigênio e nutrientes necessários da maneira mais eficiente possível!

De todos os tamanhos: curiosidades sobre os ossos, órgãos e músculos do corpo

Das peças minúsculas até as maiores, todas são essenciais para o funcionamento perfeito dessa máquina chamada corpo humano.

Ossos

Dance Bones GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

8. O ser humano nasce com 300 ossos e, ao chegar a sua vida adulta, apresenta apenas 206. Isso porque, quando crianças, alguns desses ossos extra se fundem uns aos outros.

9. Nosso maior osso é o fêmur, localizado na coxa. Ele mede cerca de ¼ da altura total do corpo e aguenta até 30 vezes o seu peso!

10. Já o menor osso é o estribo, que fica no ouvido e mede por volta de 2,5 milímetros.

Órgãos

Uc Berkeley Anatomy GIF by University of California - Find & Share on GIPHY
Via University of California

11. Oficialmente, a pele é considerada o maior órgão do corpo humano. Um adulto carrega cerca de 3,6 kg e 2 metros quadrados desse revestimento que não apenas protege nosso corpo, mas também age como um sensor entre o cérebro e o mundo exterior.

12. Pequenininha e com formato de pinha. Essa é a glândula pineal, considerada o menor órgão do corpo humano. Ela fica localizada perto da região central do nosso cérebro, e está ligada a regulação do sono e da pressão sanguínea.

Músculos

Attack On Titan Dancing GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

13. O corpo humano possui cerca de 650 músculos que estão relacionados a inúmeros movimentos, muitos involuntários e essenciais para a nossa sobrevivência.

14. O sartório, maior músculo do corpo, está localizado bem pertinho do maior osso. Isso mesmo, na coxa, junto do fêmur. Ele mede em torno de meio metro e sua função principal é a permitir o movimento dos joelhos e quadril.

15. O menor músculo, chamado estapédio, também está ligado ao menor osso. O estapédio controla a vibração do ossinho estribo e protege dos sons altos.

Guerra dos sexos: curiosidades sobre os corpos masculinos e femininos

Anatomia_Homem e Mulher_Hipercultura

Antes de começar a falar sobre as curiosas diferenças entre o corpo masculino e feminino vamos já deixar por aqui um spoiler importante: nessa guerra dos sexos só tem ganhadores. Tanto homens quanto mulheres exibem características diversas que mostram o quão versáteis e poderosos os corpos humanos são, não importa o gênero.

16. Homens possuem mais células responsáveis por acompanhar objetos em movimento, enquanto mulheres possuem mais células com a função de analisar cores e texturas. Isso significa que homens e mulheres literalmente enxergam o mundo de maneiras diferentes.

17. A área do cérebro responsável pela capacidade matemática é maior e amadurece mais cedo nos homens. Já as áreas relacionadas as capacidades linguísticas amadurecem seis anos antes nos cérebros femininos.

18. Os fígados dos homens possuem enzimas extras que os ajudam a processar o álcool com mais facilidade e sentir menos os efeitos do álcool, em comparação com as mulheres.

19. Mulheres tendem a chorar mais do que os homens devido a prolactina, hormônio associado a produção de leite e estímulo das lágrimas; os homens, por outro lado, choram menos por causa da testosterona, que inibe a quantidade de lágrimas.

Gostou? Veja mais: