Como seria sua vida se não existissem os derivados do petróleo?


O uso de combustíveis fósseis tem sido um dos vilões da mudança climática, e apesar do crescente estudo sobre substitutos para o petróleo e seus derivados, nós ainda somos mais dependentes dele do que imaginamos.

Quando pensamos em derivados do petróleo normalmente lembramos da gasolina, diesel e gás, mas esses são apenas parte dos produtos que se originam desse combustível fóssil.

Por meio do processo de refinamento do petróleo, são separados os diferentes derivados de sua massa bruta. Esses derivados são utilizados como base para uma infinidade de produtos, e muitos deles são usados no nosso dia-a-dia.

Veja então alguns desses produtos e como seria a nossa vida se não existissem:

Dê adeus ao seu smartphone

Smartphone

Os plásticos utilizados na fabricação de eletrônicos, como seu smartphone ou computador, são produzidos com produtos petroquímicos. Ou seja, sem os combustíveis fósseis e seus derivados, você teria que arrumar outro jeito de se comunicar.

Dor de cabeça seria um problema ainda maior

Analgésicos

Embora alguns medicamentos, como a penicilina, sejam feitos de organismos, a maioria dos analgésicos vendidos sem receita médica contém ácido acetilsalicílico.

Esse ácido possui em sua composição um hidrocarboneto chamado benzeno, que é um derivado do petróleo. Ou seja, sem ele, estaríamos sem algumas das medicações mais utilizadas para dor de cabeça e febre.

Além disso, as luvas de látex, seringas e mesmo válvulas cardíacas utilizadas em consultórios e hospitais não poderiam ser produzidos sem o petróleo.

Você teria que repensar seu guarda-roupa

Poliester

Se você adora a praticidade daquelas roupas que nunca amarrotam, agradeça aos derivados de petróleo.

Isso porque o benzeno, que já citamos aqui, também é o principal componente do náilon, poliéster e outras fibras elásticas que são usadas na criação de roupas e bolsas.

Esse material também garante uma maior durabilidade, resistência à água e elasticidade às nossas roupas.

Nosso jeito de se locomover teria que mudar bastante

asfalto

Normalmente associamos o petróleo com a gasolina e diesel, mas não é só aí que seus derivados são usados quando se trata de veículos e transporte.

Os derivados de petróleo também são utilizados na estrutura dos carros, no seu esmalte de pintura e até na borracha sintética nos pneus.

E não é só isso! Os derivados residuais mais pesados, que sobram ao fim do processo de refinamento, ainda são utilizados para a fabricação de asfalto.

A visão de muitas pessoas seria afetada

Óculos

Isso porque os óculos e lentes de contato também são produzidos utilizando derivados de petróleo.

Em vez de vidro real, muitas lentes para óculos de grau são feitos de policarbonato, que também necessita de petróleo para ser produzido.

Dê adeus às suas maquiagens

Cosméticos

Os primeiros cosméticos usados pelos seres humanos eram naturais, feitos com a pigmentação de sementes e flores, porém, a maioria dos batons e delineadores de hoje obtém sua cor e textura dos derivados do petróleo e seus subprodutos.

Na verdade, até 80% dos ingredientes encontrados em cosméticos são provenientes de petróleo, como acrilatos e propilenoglicol.

Até mesmo sua alimentação seria diferente

Alimento

A maioria dos produtos alimentícios também é afetada pela indústria do petróleo, seja por meio dos pesticidas e fertilizantes que são colocados nas plantações, dos corantes e conservantes utilizados na produção e até mesmo as embalagens.

Em todos esses processos, são utilizados derivados de petróleo.

O gás que utilizamos em nossas cozinhas também é um derivado do petróleo. Aliás, ele é o mais leve dos derivados, chamado de GLP (gás liquefeito de petróleo).

Ou seja, nada seria como antes!

Como você viu, o petróleo desempenha um papel importante em nossa sociedade, e ainda somos muito dependentes dele e seus derivados.

Apesar de existirem alternativas aos produtos à base de petróleo, eles nem sempre são fáceis de encontrar, ou acessíveis. Mas em uma próxima vez que for comprar itens para sua casa, você pode prestar mais atenção e ver quantos produtos feitos à base de petróleo você está levando consigo.

Veja também como a inteligência artificial irá mudar nas nossas vidas