Dragões: origem da lenda e mitologias sobre esses animais fantásticos


Você provavelmente conhece os dragões dos filmes e livros de fantasia. Mas será que todas essas histórias sobre os dragões fazem sentido? Onde e como surgiram? E o que as diferentes mitologias dizem sobre eles?

Separamos todas essas respostas para você. Confira!

Os dragões existem?

A existência dos dragões está mesmo só na nossa imaginação e nos filmes e séries que assistimos por aí. Na vida real, os dragões nunca existiram e não passam de um mito bastante antigo.

Mas de onde as histórias sobre essas criaturas fantásticas surgiram e como é possível que ainda tenha tanta força em pleno século 21?

De onde vêm as lendas sobre os dragões?

Os primeiros registros dos dragões teriam sido identificados através de pinturas rupestres feitas por aborígenes na Austrália por volta de 40 mil anos a.C.

Estudiosos acreditam que as lendas sobre os dragões tenham surgido a partir de fósseis de dinossauros que, ao serem encontrados, eram associados a monstros ou espíritos. Ao longo do tempo, a ossada de diversos outros animais como as baleias e o dragão-de-komodo também foram interpretados como vindos de dragões, reforçando o mito.

Veja alguns animais reais que ajudaram a criar a lenda sobre a existência dos dragões:

  • Lagarto de gola
Lagarto de gola. Wikipedia By Matt from Melbourne, Australia -
Lagarto de gola. Imagem: Wikipedia / Matt from Melbourne, Australia
  • Jacaré da china
jacaré da china_wikipedia
Jacaré da china. Imagem: Wikipedia
  • Dragão de komodo
DRAGÃO DE KOMODO_Photo by David Clode on Unsplash
Dragão de komodo. Imagem: David Clode, Unsplash
  • Dragão barbudo
Dragão barbudo_Wikipedia
Dragão Barbudo. Imagem: Wikipedia

Dragões nas mitologias chinesa, grega e nórdica

Os dragões fazem parte da cultura de inúmeros países e são vistos de formas diferentes, às vezes como vilões e outras como criaturas bondosas. As histórias e mitos que envolvem os dragões são tantas, que ainda hoje eles são protagonistas em muitos livros, filmes e séries. Impossível falar de dragões e não lembrar, por exemplo, da série Game of Thrones!

Conheça um pouco sobre os diferentes dragões mitológicos:

Dragões na mitologia chinesa

Os dragões na China são vistos de forma positiva, divina, como símbolo de poder, sabedoria, proteção e sorte. Eles são responsáveis também pelo clima, controlando as chuvas. Normalmente são representados como uma serpente gigante, mas com características de diversos outros bichos. De acordo com a mitologia chinesa, o dragão foi um dos animais que criou o mundo e por isso esse animal é bem presente na cultura do país, encontrado em diversos monumentos, prédios e bandeiras.

Dragão Chinês. UNSPLASH - Photo by Ridwan Meah on Unsplash
Dragão Chinês. Imagem: Unsplash/ Ridwan Meah

Alguns dos principais dragões chineses são:

Bixi, que simboliza vida longa e é representado por uma tartaruga;

Chiwen, responsável por controlar o fogo;

Bi’an, um dragão em forma de tigre que é extremamente poderoso e sábio, capaz de distinguir o bem do mal;

Suanni, que parece um leão e está associado a ideia de festa, celebração.

Veja também os desuses mais populares da mitologia chinesa

Dragões na mitologia grega

Os dragões também são muito presentes na mitologia grega. Aliás, o próprio nome dragão vem do termo grego "drákon", que se refere a uma serpente gigante. Os gregos separavam os dragões em três categorias diferentes: os chamados dracones, que tinham forma de serpente; os cetea, que eram criaturas marinhas; e as dracaenas, que possuíam características tanto de mulher quanto de serpente.

Hydra. Pinterest_Chelsey Aaron
Dragão Hidra. Imagem: Pinterest/ Chelsey Aaron

Alguns dos principais dragões gregos são:

Tifão, o mais temido de todos os monstros, responsável pelos ventos fortes;

Hidra, famosa nos filmes e na literatura, por causa das suas múltiplas cabeças que nasciam em dobro cada vez que eram cortadas;

Ládôn, o guardião do pomar de maçãs de ouro da deusa Hera.

Dragões na mitologia nórdica

Na mitologia nórdica, que tem origem na cultura viking, há apenas um dragão, o Níðhöggr. Esse dragão é conhecido como o devorador de cadáveres e se alimenta de raízes da árvore da vida, chamada Yggdrasil. De acordo com a crença nórdica, o mundo seria destruído para renascer novamente e o Níðhöggr teria papel fundamental nesse renascimento, trabalhando para o equilíbrio do bem e do mal no novo mundo.

Alguns dos principais dragões nórdicos são: Níðhöggr

Dragão Níðhöggr_ Imagem: Dankzij Blogspot
Dragão Níðhöggr. Imagem: Dankzij Blogspot