O que são medidas de tempo e por que 1 hora tem 60 minutos?


O tempo é uma grandeza (ou entidade) que pode ser medida. Medidas de tempo são formas usadas pelo homem para, como o próprio nome já diz, medir a duração de um acontecimento ou o intervalo de tempo entre uma coisa e outra.

relógio

Por exemplo. Uma pessoa sai do cinema e alguém lhe pergunta "Quanto tempo durou o filme?". Caso ela responda simplesmente "Durou muito!" ou "Foi rápido!", essa resposta será insatisfatória. A pessoa que perguntou não quer saber uma impressão subjetiva sobre a passagem do tempo, mas a duração exata do filme, medida com base em uma unidade padrão de medida de tempo.

"O filme durou 2 horas e 5 minutos" é uma resposta precisa, já que todos compartilhamos esse padrão de medida e estamos familiarizados com os termos "horas" e "minutos". Já não se trata de uma mera impressão, que pode variar de pessoa para pessoa, mas de uma medida de tempo.

Por que um minuto tem 60 segundos?

Como muitas coisas que não sabemos quando surgiram, o chamado sistema sexagesimal, que até hoje utilizamos na contagem do tempo, começou há milhares de anos...

Uma das hipóteses - já que não se sabe exatamente como isso surgiu - é a de que o sistema sexagesimal tenha sido inventado pela civilização Suméria, a primeira a ocupar a região do sul da Mesopotâmia, no Oriente Médio, por volta do ano 4.000 a.C.

Suméria
A Suméria ficava localizada onde hoje é a região sul do Iraque.

Dentre os muitos legados dos sumérios, estão certos conhecimentos matemáticos. O sistema sexagesimal seria um deles. E como ele funciona?

O sistema sexagesimal teria surgido da reunião de dois sistemas de contagem manuais: um que utilizava a base 12 e outro que utilizava a base 5.

O tipo de contagem de base 12 usa as três falanges de cada um dos 4 dedos de uma das mãos, excluindo-se o polegar, que serve para ajudar na contagem.

Já a contagem de base 5 é mais simples: usa-se cada um dos 5 dedos como unidades.

O sistema sexagesimal, como já foi dito, junta os dois tipos de contagem. Na mão direita, contam-se as 3 falanges dos 4 dedos: o que dá 12. Na esquerda, "guardam-se" os grupos de 12 em cada um dos 5 dedos, o que nos permite "armazenar", do mindinho ao polegar, 12, 24, 36, 48 e 60.

sistema sexagesimal

Esta é uma das hipóteses sobre a origem do número 60 como base do sistema numérico dos sumérios. O fato de só depender das duas mãos - uma delas servindo para contar as unidades em falanges e a outra para contar as dúzias - faz dessa explicação bastante plausível. É como se cada dedo da mão esquerda contivesse uma mão direita inteira. Deu pra entender?

Quais as unidades de medida de tempo?

Para medir comprimento ou distância, existem algumas unidades de medida, como o centímetro, o metro, o quilômetro, a milha, a jarda. Com o tempo, ocorre o mesmo: há diversas unidades de medida. E a unidade de tempo padrão, reconhecida internacionalmente, é o segundo.

A partir do segundo, podemos encontrar outras unidades de medida, algumas menores, outras maiores: os submúltiplos e os múltiplos.

Submúltiplos do segundo

milésimos de segundo
A tecnologia usada para medir o tempo no atletismo permite contar os milésimos de segundo!

As unidades de medida menores que o segundo, os chamados submúltiplos, são obtidos a partir da base 10. Ou seja: o décimo de segundo é 1 segundo dividido por 10. O centésimo de segundo: 1 segundo dividido por 100. Milésimo: dividido por 1.000. E assim por diante, até chegarmos a medidas ínfimas, como o nanossegundo: 1 segundo dividido por 1 bilhão. Consegue imaginar uma duração de tempo tão curta? Enquanto você pensa, esse tempo já passou.

Os submúltiplos do segundo não são muito usados no nosso dia a dia, embora em algumas situações seja necessário usar essas pequeníssimas unidades de tempo. Por exemplo, para medir o tempo que cada atleta demora para cruzar a linha de chegada nas provas de atletismo.

Múltiplos do segundo

Calendário
Um calendário contém unidades de medida maiores, como os dias, as semanas, os meses, os anos...

Há também as unidades de medida maiores que o segundo, os múltiplos, que usamos com maior frequência no nosso dia a dia.

Por exemplo, quando dizemos "No semestre passado, só tirei notas boas", estamos, ainda que não saibamos, utilizando a unidade de medida de tempo semestre, que é igual a 6 meses, que é o mesmo que 24 semanas ou 168 dias, que por sua vez corresponde a 4.032 horas, que equivalem a 241.920 minutos ou 14.515.200 segundos. Ufa!

Agora imagine quantos segundos tem um ano, uma década, um século, um milênio... Quase não dá para imaginar!

Repare que nesse exemplo do semestre usamos várias unidades de medida maiores que segundo para nos referir ao mesmo intervalo de tempo.

Se, como vimos, a base dos submúltiplos é 10, no caso dos múltiplos a base muda para 60. A mudança de uma unidade para outra não ocorre de 10 em 10, mas de 60 em 60.

Por isso, 1 hora tem 60 minutos, e 1 minuto 60 segundos.

Leia também: Efeito borboleta: o que é e como está presente em nossas vidas

5 elementos que vão te ajudar a entender a teoria das cordas

Sequência de Fibonacci: veja as suas aplicações na natureza e na arte