Tudo sobre a mamba-negra, a cobra mais temida da África


A mamba-negra não é a serpente mais venenosa do mundo, mas certamente é uma das mais perigosas. A pessoa que tiver a infelicidade de dar de frente com uma mamba-negra tem apenas uma opção: correr! Caso a cobra se sinta ameaçada e morda, seu veneno pode matar em apenas 30 minutos.

Informações e características da mamba-negra

mamba negra
Apesar do nome, essa cobra não é preta, mas geralmente acinzentada.
  • Nome científico: Dendroaspis polylepis
  • Área geográfica: África Subsaariana, em países como África do Sul, Moçambique, Botswana, Tanzânia e Namíbia
  • Habitat: savanas arborizadas, pastagens e florestas
  • Comprimento: entre 2 e 4 metros
  • Coloração: marrom, cinza ou verde-oliva. Apesar do nome, as mambas-negras não são negras! Esse nome se deve à cor do interior de sua boca
  • Tempo médio de vida: 10 anos
  • Alimentação: animais de pequeno porte, como os roedores
  • Toxicidade do veneno: DL50 0,264 mg/kg

Conhecendo a mamba-negra: a cobra mais mortal da África

mamba negra

A mamba-negra é a uma das cobras mais perigosas do mundo devido ao seu comportamento bastante agressivo. Não é que ela vá sair pela savana perseguindo os desavisados que estiverem por perto. Mas caso ela se sinta de alguma forma ameaçada (se alguém pisar sem querer em cima dela ou bloquear seu caminho), ela vai atacar.

Comportamento da mamba-negra

No geral, essa serpente é tímida e vive rastejando em meio ao mato. Menos comum é vê-la subir em árvores, mas isso ela também pode fazer. A mamba-negra tem hábitos diurnos. À noite, dorme em tocas, fendas de pedras ou árvores ocas. Mas logo após o amanhecer ela já começa a rastejar em busca de alimento, o que inclui pequenos mamíferos e eventualmente aves.

Quando a mamba-negra encontra uma presa ideal, seu ataque não costuma falhar. O bote ágil não dá chances às presas, que ficam imediatamente paralisadas devido à super potente neurotoxina que a serpente inocula em suas vítimas. Assim que a presa morre, a cobra começa a engoli-la.

mamba negra comendo
Mamba-negra engolindo uma de suas presas.

O veneno da mamba-negra:o mais tóxico da África

A timidez da mamba-negra é só aparente. Quando essa cobra é tirada do sério, não queira estar por perto. Além de seu comportamento agressivo, ela possui um veneno mortal, capaz de matar um mamífero pequeno em poucos minutos e um ser humano em apenas meia hora!

Ser picado por uma cobra dessas no meio da savana africana é quase morte certa. Seu veneno, a dendrotoxina, tem a capacidade de afetar gravemente o sistema nervoso central, paralisando os músculos respiratórios.

Potencial de intoxicação do veneno

A toxicidade do veneno da mamba-negra pode ser determinada com base na Dose Letal Mediana (DL50). O resultado obtido com base em testes com camundongos mostra que basta 0,264 mg de veneno por quilo de massa corporal para matar metade dos indivíduos de uma população submetida ao teste. Isso coloca essa serpente no grupo seleto das cobras mais venenosas do mundo.

Apenas 15 mg de veneno são suficientes para matar uma pessoa. E uma mordida de mamba-negra libera 100 mg de veneno. Ou seja: apenas uma picada de mamba-negra inocula veneno suficiente para matar cerca de 6 pessoas.

Mas qual é a cobra mais venenosa do mundo?

taipan do interior
O veneno da taipan-do-interior é o mais tóxico do mundo!

A serpente que possui o veneno mais tóxico do mundo é a taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus), que vive nas regiões semiáridas da Austrália.

A Dose Letal Mediana (DL50) da taipan é 0,025 mg/kg. Ou seja, essa é a dose necessária para matar 50% de uma população em teste (no caso, camundongos). Por isso, a Dose Letal Mediana é dada em miligramas por quilo peso corporal, pois assim podemos criar comparabilidade com seres humanos.

Quanto menor o valor da DL50, menor é a quantidade necessária para matar uma pessoa. Portanto, mais potente é o veneno.

Apesar da extrema toxicidade da taipan-do-interior, ela não é a cobra mais perigosa do mundo. E isso se deve a dois fatores: sua distribuição no território e seu temperamento. A taipan vive em zonas remotas da Austrália, de modo que o contato com seres humanos é pouco comum. Além disso, essa cobra é bastante tímida. Diferente do que ocorre com a mamba-negra.

O ataque da perigosa mamba-negra

mamba negra
Quando se sente ameaçada, a mamba-negra ergue 1/3 de seu corpo.

O ataque da mamba-negra é algo terrível. Só para se ter uma ideia da rapidez dessa cobra, ela pode deslizar a incríveis 20 km/h! Por isso, ainda que alguém esteja a uma distância considerada "segura", essa cobra pode surpreender.

Quando ameaçada, a mamba-negra, ergue boa parte de seu corpo (cerca de 1/3) e abre bem sua boca na direção daquilo que a ameaça. É daí quem vem seu nome: o infeliz que, por alguma razão, ficou diante de uma mamba-negra em postura de ataque consegue ver o interior negro da bocarra da serpente. Essa visão não deve ser nada agradável...

Ela tem um capuz parecido com o do naja

A mamba-negra, tal como a naja, tem aquele capuz no pescoço, só que mais estreito. Isso faz com que a cobra pareça ainda maior e mais aterrorizante. Quando se ergue, ela expõe a língua e sopra um assobio agudo e prolongado. Se a coisa chegou a esse ponto, será difícil escapar do bote.

Por isso, recomenda-se sempre recuar quando se encontra uma cobra pelo caminho. Mesmo as mais agressivas, como a mamba-negra, tendem a desistir do bote quando a ameaça vai embora.

Quem são os predadores da mamba-negra

mamba negra
Mamba-negra cruzando uma estrada.

Na savana africana a mamba-negra pode se dar mal se encontrar seus predadores naturais, como mangustos (pequenos mamíferos carnívoros), chacais, aves de rapina e crocodilos.

Mas o maior predador da mambra-negra é mesmo o homem, que tende a ver esses animais como inimigos. De fato: a mamba-negra é uma serpente perigosa. Mas o perigo só existe quando nos aproximamos demais.

Com a expansão das cidades e a invasão do habitat dessas serpentes, a tendência é a de que encontros com a mamba-negra sejam mais frequentes. Apesar disso, essa cobra não está ameaçada de extinção.

Gostou desse conteúdo? Então experimente ler estes também:

As cobras mais mortais do mundo são também as mais venenosas?

Como identificar uma cobra coral? Veja os mitos e fatos