Tudo sobre Singapura, o país que de pequeno só tem o tamanho


Singapura sem dúvida é um país que merece a nossa atenção. Conhecida como "a pérola da Ásia", esse país composto de 63 ilhas é hoje um dos mais ricos do mundo e tem muito para mostrar.

Contamos para você todos os detalhes sobre Singapura, esse país impressionante!

  • Capital do país: Singapura
  • Extensão: 721.5 km²
  • Idioma: Os quatro idiomas reconhecidos são o inglês, o mandarim, malaio e o tâmil. O inglês é o idioma predominante, e a versão popular do inglês falado nas ruas é conhecido como singlish (alguma coisa como o inglês de Singapura).
  • População: 5,64 milhões de habitantes. Majoritariamente composta por chineses, málagos e indianos, as três etnias oficiais do país.
  • Densidade demográfica: 7,804 hab/km²
  • Expectativa de vida: 83 anos
  • Moeda oficial:Dólar de Singapura (SGD)
  • PIB:$ 354 Bi

História de Singapura: de território expulso a superpotência asiática

Em 1826, o território que hoje se conhece como Singapura fazia parte do império britânico. Os ingleses decidiram estabelecer naquelas ilhas um porto, em função da sua localização estratégica entre Índia e China, países nos quais a Inglaterra possuía grande interesse.

Anexada pelo Japão durante a II Guerra Mundial, Singapura se uniu anos depois a Federação da Malásia. Acontece que devido a muitas diferenças culturais e ideológicas entre esses povos, Singapura foi obrigada a sair do grupo e precisou se governar de maneira independente a partir de 1965.

Lee Kuan Yew, Singapura
Anúncio da saída de Singapura da Federação da Malásia feita por Lee Kuan Yew,
que viria ser o Primeiro Ministro do país anos depois. Imagem: Wikipedia

A separação da Malásia significou grandes desafios para um recém país com falta de habitação, desemprego e pouca infra-estrutura. Mas os problemas enfrentados foram contornados e, através de uma política de exportação forte, incentivos para o investimento estrangeiro e tirando proveito da própria localização do seu porto, o primeiro Presidente do país, Yusof Bin Ishak, juntamente com o Primeiro Ministro Lee Kuan Yew, conseguiram colocar o jovem país de pé.

Em pouco tempo a nação se desenvolveu e apenas cerca de 50 anos depois Singapura é hoje um dos países mais ricos do mundo, perdendo apenas para Qatar, Luxemburgo e Macau.

Economia de Singapura, uma das mais competitivas do mundo

O desenvolvimento econômico notável de Singapura é reconhecido mundialmente. A relevância do seu porto para as transações comerciais, suas atividades na área de refinamento de petróleo, sua produção de eletrônicos e a força de sua indústria fazem de Singapura uma verdadeira potência.

A indústria manufatureira se tornou um dos principais motores de crescimento do país após a sua independência, e até hoje continua a ser um dos pilares mais importantes para o valor do seu Produto Interno Bruto (PIB), cujo crescimento é um dos maiores do mundo. Além da indústria, o setor de serviços também tem um lugar de ainda mais destaque no desenvolvimento da economia do país, sendo 70% do PIB gerado por ele.

Complexo Marina Bay. Singapura
Antes e depois do Complexo Marina Bay, onde fica o Centro Financeiro de Singapura. Imagens: The Straits Times

Os incentivos fiscais oferecidos pelo país atraíram muitos investidores estrangeiros, especialmente na área eletrônica, o que acabou tornando o país um pólo de destaque nesse tipo de produto. Os serviços financeiros e o turismo também foram crescendo e hoje são muito relevantes para a economia do país.

As religiões mais populares em Singapura

Singapura é marcada por uma grande variedade de crenças. Por causa da presença de diferentes povos, encontra-se no país uma mistura de religiões, sendo a mais comum o budismo (33.2%), seguida pelo cristianismo (18.8%), o islamismo (14%), o taoísmo (10%) e o hinduísmo (5%).

Turismo em Singapura: algumas atrações surpreendentes

Singapura ocupa o quinto lugar entre as 10 cidades mais visitadas do mundo. As razões para a força do turismo em Singapura não são difíceis de elencar. As praias, os edifícios e construções, os jardins, a comida...Esse cantinho asiático tem de tudo. E com toda a excentricidade, beleza e inovações possíveis!

As atrações começam já no aeroporto Changi, que não pode ser definido por nenhuma outra palavra além de IMPRESSIONANTE! Prova disso é o Jewel, um complexo high-tech que inclui floresta e a maior cachoeira interna do mundo, a Rain Vortex.

Rain Vortex_Aeroporto Singapura
Rain Vortex. Imagem: Wikipedia. Foto de Matteo Morando

Depois do passeio pelo aeroporto, que conta, ainda, com borboletário e piscina, o turista já poderia pegar o avião de volta para casa, mas não. A cidade ainda tem muito mais a oferecer. Alguns pontos que não podem deixar de ser visitados são:

  1. A estátua com corpo de peixe e cabeça de leão que jorra água no Parque Merlion
  2. A roda gigante Singapore Flyer, uma das maiores do mundo, com 175 metros de altura e uma linda vista
  3. Os Jardins da Baía, com as famosas árvores gigantes artificiais e iluminadas
  4. A Helix Bridge, provavelmente a ponte mais bonita que você já viu, que parece um tubo iluminado e abriga obras de arte em seu interior
  5. O Marina Bay Sands Hotel, um dos edifícios mais icônicos do país, juntamente com a cobertura Sands SkyPark, que conecta os três edifícios do hotel.
  6. A Ilha de Sentosa, um resort cheio de atrações, das praias aos parques.

Curiosidades superinteressantes sobre Singapura

Pensa que acabou? Ainda não. Listamos para você as 6 curiosidades mais interessantes de Singapura.

1. Singapura é reconhecida como uma cidade-estado, assim como o Vaticano e Mônaco.

2. Em Singapura é proibido comprar chiclete, cuspir no chão e comer em transportes públicos. Sob pena de receber altas multas.

3. Uma em cada seis famílias no país é milionária!

4. O povo de Singapura anda mais rápido do que qualquer outro. Cerca de 6.15km por hora.

5. Singapura é um dos países com maior número de sentenças de morte dadas, especialmente aos traficantes de drogas.

6. Em Singapura, os governantes possuem salários altíssimos. Os Ministros recebem cerca de 1 milhão de dólares por ano.

Singapura ou Cingapura?

Para terminarmos, uma pergunta que confunde muita gente: afinal, é Singapura ou Cingapura?

Bom, originalmente, lá no século 16, Singapura era escrito com "C". Talvez por causa do nome em inglês, Singapore, Portugal passou a escrever o nome do país com "S". Até 2015, os dicionários registravam as duas grafias, mas a partir daí, com o Acordo Ortográfico, a escrita oficial passou a ser mesmo com "S".

Por isso, o correto é Singapura, e não Cingapura.