Suriname: 16 curiosidades para conhecer o menor país da América do Sul


Que língua se fala no Suriname? Qual é a moeda local do país? Que estilo musical é mais tocado? Qual é a relação com a Holanda? Caso você já tenha se perguntado sobre estas e outras questões, podemos ajudar com as respostas.

1. Onde se localiza o Suriname?

O Suriname está localizado na parte norte da América do Sul, tem acesso ao Oceano Atlântico e faz fronteiras com Guiana, Guiana Francesa e Brasil. As suas dimensões são de 163.821 km², o que faz deste o menor país da América do Sul, sendo inclusive menor que o estado do Acre no Brasil!

Imagem 1

2. Qual é a sua capital?

Paramaribo é nome da capital do Suriname, com aproximadamente 250 mil habitantes.

Imagem 2

3. O seu passado histórico: a ligação com a Holanda

O Suriname passou por um longo período de colonização, com a intervenção dos ingleses e, a partir do final do século XVII, com o domínio definitivo dos holandeses no território. O país era, então, denominado de Guiana Holandesa.

Durante o período colonial, realizavam-se plantações de cana-de-açúcar e café, por meio da exploração do trabalho. Assim, foram levados, ao Suriname, pessoas africanas escravizadas e, posteriormente, asiáticos contratados para exercer o trabalho em precárias condições.

Em 25 de novembro de 1975, o Suriname tornou-se independente.

4. Qual é sua a bandeira?

Imagem 3

5. Qual é a sua população?

País considerado pouco populoso, são, ao todo, cerca de 580 mil habitantes.

6. Que etnias estão presentes?

Hindustanis (descendentes indopaquistaneses) 37%, Crioulos (descendentes de africanos que foram escravizados) 31%, Javaneses (povos do sudoeste asiático) 15%, Quilombolas (descendentes de africanos que lutaram contra a escravidão e escaparam) 10% , Ameríndios (descendentes dos grupos indígenas locais) 3,7% , Chineses 2%, outros 2% (2019).

Suriname é, então, um país multicultural, tendo o seu passado histórico refletido na diversidade populacional que atualmente reside no território.

7. Quais línguas são faladas?

Neerlandês (idioma também falado na Holanda) é a língua considerada oficial, mas também são faladas no Suriname inúmeras outras línguas, em razão das diferentes etnias que residem no país. Assim, são línguas utilizadas: sranan tongo (língua franca), inglês, português, espanhol, sarnami hindi, javanês e chinês (mandarim e hakka) e línguas indígenas.

Sim, são mesmo muitas línguas! Idiomas de cada canto do mundo (Ásia, África, Europa e Américas) num único país.

E você sabia que o Suriname é um dos únicos locais fora da Europa que o neerlandês é utilizado pela maior parte da população?

8. Quais são os pratos típicos de comida?

Como já vimos, embora o Suriname seja o menor país da América do Sul, há uma grande diversidade cultural e isto também se reflete na gastronomia. Entre os pratos típicos, podemos encontrar: frango com arroz, roti, sopa saoto, pepre watra, bami, teloh, tjauw min, petjil e pom.

Imagem 5

9. Qual é a moeda do país?

Dólar do Suriname

Imagem

10. Qual é o seu IDH?

0,720 (2017) – 100º, considerado nível médio.

11. Como é o clima?

Tropical quente, a variação da temperatura (amplitude térmica) não costuma sofrer muitas variações, estando entre 22º e 30º.

Estações chuvosas: de abril a agosto e de novembro a janeiro. Estações secas: de agosto a outubro e de fevereiro a março.

12. Quais são os estilos musicais?

Entre as músicas mais escutadas, destacam-se alguns gêneros musicais como:

Kaseko: origem na escravidão, conhecido como um estilo de dança rápida. É composto de uma mistura de estilos da África, Europa e Américas, tendo, como instrumentos utilizados, trompete, saxofone, tambor e bateria.

Kawina: com origem na África, tendo, inicialmente, origem religiosa e, após a abolição da escravidão, passado a ser parte do entretenimento musical.

Ambos os gêneros são popularmente conhecidos como estilos caribenhos.

Curioso(a)? Escuta o som de um Kaseko aqui:

13. Qual são as religiões?

Protestante 23,6% (inclui evangélicos 11,2%, morávios 11,2%, reformados 0,7%, luteranos 0,5%), hindu 22,3%, católico romano 21,6%, muçulmano 13,8%, outros cristãos 3,2%, winti 1,8%, testemunhas de Jeová 1,2% , outros 1,7%, nenhum 7,5%, não especificado 3,2% (2012).

14. E a natureza local?

Os principais rios: Suriname, Corantijn (Courantyne) e Marowijne (Maroni).

Reserva Natural do Suriname Central: riqueza em florestas tropicais.

Pico de maior altitude: Juliana, 1.280 metros.

Imagem 7

15. Esportistas famosos nascidos no Suriname: Anthony Nesty e Edgar Davids

Anthony Nesty (naturalizado surinamês): ex-nadador campeão olímpico nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 – 100 metros no nado borboleta.

Edgar Davids: ex-jogador de futebol que atuou durante 11 anos na seleção masculina holandesa de futebol.

16. As Guianas e o Suriname

A Guiana e a Guiana Francesa são vizinhas do Suriname. A primeira passou por colonização inglesa e a segunda, Guiana Francesa, é até hoje território francês. Ambas com etnias variadas e processos históricos próprios, é possível afirmar que esta parte da América do Sul traz uma variedade multicultural diversa da realidade encontrada em outros países do continente.

Leia também:

7 curiosidades sobre a antiga cidade de Machu Picchu

10 coisas estranhas e costumes curiosos que você só vê no Japão

8 curiosidades sobre a misteriosa Coreia do Norte