Vulcões no Brasil. Será que eles existem?


Os brasileiros podem ficar descansados porque atualmente não há nenhum vulcão em atividade no Brasil do qual se tenha conhecimento oficialmente. Porém, não foi sempre assim.

O Brasil costumava ser um território cheio de vulcões que estavam constantemente entrando em erupção de norte a sul do país. Pode ser difícil de acreditar, mas a verdade é que o vulcão mais antigo do mundo foi descoberto em terras brasileiras!

Vulcão Amazonas, o mais antigo do mundo!

Vulcão Amazonas_Hipercultura

Numa época em que a vida existente se constituía basicamente de bactérias, a região amazônica era um verdadeiro inferno, com lavas jorrando das crateras a temperaturas altíssimas. A área verde e úmida que hoje conhecemos é de "apenas" 400 milhões de anos, mas bem antes disso, o vulcão Amazonas dominava esse território do Brasil. Conheça um pouco mais sobre ele:

  • Descoberto em 2002, o vulcão está localizado na região Uatumã, entre os rios Tapajós e Jamanxin, no estado do Pará
  • Possui 1,9 bilhão de anos de existência
  • Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções

Outra informação interessante é que a intensa atividade vulcânica nessa região cerca de 2 bilhões de anos atrás permitiu que, numa extensão de mais ou menos 1,2 milhão de quilômetros quadrados, depósitos de minerais preciosos como ouro, cobre e molibdênio tenham sido trazidos a superfície através das lavas dos vulcões. Os cientistas acreditam que tenha havido acumulação também de outros minerais, como o fósforo, por exemplo.

O Brasil é ou não é cheio de riquezas naturais impressionantes?

Conheça outros fenômenos naturais: 11 curiosidades sobre terremotos que irão sacudir sua mente

Mas então, por que não há mais vulcões ativos no Brasil?

Vulcão Amazonas_Região Uatumã_ Hipercultura Foto- Neil Palmer (CIAT)
Região Uatumã, onde está localizado o Vulcão Amazonas. Foto: Neil Palmer (CIAT)

Você já deve ter ouvido falar que apesar dos muitos problemas que o Brasil enfrenta, o país está a salvo dos grandes desastres naturais, como um possível vulcão em erupção. Isso acontece por duas razões principais.

  1. Por vir de uma formação geológica de milhões de anos, o relevo do Brasil ficou, por muitos anos, suscetível a fatores externos (chuva, o vento, o sol) que, aos poucos, acabaram por extinguir os vulcões existentes.
  2. O Brasil está localizado no meio da placa tectônica Sul-Americana, uma região estável e não muito propícia para a colisão com outra placa, o que é uma das principais razões para a erupção de vulcões.

Apesar do Vulcão Amazonas ser oficialmente o único vulcão brasileiro, pesquisadores continuam fazendo novas descobertas de formações geológicas que podem caracterizar a existências de vulcões inativos. Apesar das suspeitas, até hoje nenhum outro vulcão foi confirmado no brasil, além do Amazonas.

Vulcão em Poços de Caldas, Caldas Novas e Nova Iguaçu: verdade ou mito?

Vulcão Amazonas_verdade ou Mito_2

Apesar de muito se comentar sobre a existência de vulcões nessas cidades, não existe comprovação científica de que eles realmente tenham um dia existido.

> Na cidade mineira de Poços de Caldas esse mito ganhou força porque, se visto de cima, o município parece estar inserido dentro da cratera de um vulcão. Os estudiosos se referem a esse formato com "caldeira vulcânica" e afirmam que trata-se apenas de um tipo de formação no relevo.

> Muita gente também acredita que em Caldas Novas, no estado de Goiás, há um vulcão. A razão para tal crença são as típicas águas termais da cidade, que muitas pessoas pensam ser resultado da presença vulcânica no local. As águas quentes, porém, são um fenômeno natural. Elas surgem de fraturas no subsolo por onde a água se infiltra e encontra camadas de terra que possuem temperaturas mais elevadas.

> Já no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Nova Iguaçu, pesquisadores realmente encontraram características no solo que podem evidenciar a existência de um vulcão no passado. Até hoje, porém, essa hipótese continua aguardando confirmação científica.

Gostou? Saiba mais: Por que não podemos ver a aurora boreal no Brasil?